Gerenciamento de projetos no desenvolvimento de moldes para injeção de plástico
Para que uma empresa torne-se competitiva e possa competir no mercado ela deve eleger alguns critérios competitivos de forma a gerenciar melhor os seus processos produtivos. Dois critérios competitivos são fundamentais de serem controlados no segmento das ferramentarias: a redução nos custos de produção e um ótimo planejamento no início de cada projeto.
Os mercados têm mostrado que há uma tendência das empresas orientarem-se cada vez mais em planejamentos estratégicos, portanto, aumenta a importância da gestão de projetos nas ferramentarias, visto que cada molde é um produto sobre encomenda diferente e, consequentemente, envolve um cronograma diferente, produtos diferentes e uma equipe diferente.
Um dos motivos para implantar o gerenciamento de projeto nas empresas é a necessidade de sobrevivência, uma vez que a gestão adequada dos projetos permitirá uma maior visibilidade da organização e a melhoria dos seus processos internos.
Com a implantação dos processos de gerenciamento de projetos, a empresa monitora o andamento das atividades, com relação a escopo e prazo, e atualiza o planejamento do projeto. Dessa forma, redefine prazos e/ou marca as atividades como iniciadas/finalizadas, atribuindo a cada uma delas uma data real de início e fim, à medida que elas evoluem. Também, dissemina informações de desempenho para passar às partes interessadas no projeto, informações sobre como os recursos estão sendo usados e a consolidação do conhecimento gerado ao longo do projeto, principalmente sob o ponto de vista de lições aprendidas.
Os principais componentes da metodologia de gestão de projeto são:
Organização: é indispensável definir os objetivos a serem concretizados e de que forma o projeto atingirá essas metas.
Planejamento: uma vez definidos limites do projeto, surge a necessidade de gerar informações suficientes para definir com clareza o que precisa ser completado a cada fase. Cada fase deverá ter pontos de revisão para garantir que a expectativa do projeto seja cumprida.
Gestão: esta é a oportunidade para o gerente e a equipe avaliar o projeto, estimar o seu desempenho, e controlar o desenvolvimento do molde a ser entregue, com a avaliação diária das tarefas, mensurando orçamento e o tempo do ciclo de vida.
Relatórios: uma gestão bem sucedida é obtida com a prática sólida de relatos da situação e dos procedimentos no rumo certo e em boas condições. A expectativa principal em relação à empresa esta centrada na entrega do produto, ou seja, na execução eficiente do projeto, que compreende disciplina e eficiência no desenvolvimento do cronograma do projeto, sendo assim, planejando as realizações para o próximo período. O gerenciamento das mudanças e dos problemas sustenta o impulso do projeto e lhe proporciona, ao mesmo tempo, flexibilidade. Problemas específicos serão inevitáveis sujeito a algum tipo de alteração. Qualquer tipo de mudança no projeto que se reflita no custo do produto é relatado ao cliente, através de relatórios.
Mas, para o gerenciamento do projeto dar certo é de fundamental importância manter o cronograma dentro do prazo. Com o amadurecimento da gestão de projetos, a empresa terá a possibilidade de estipular prazos mais precisos, pela utilização de trabalhos anteriores, e ou projetos semelhantes. E ainda com os históricos, será possível observar se houve problemas durante a execução do molde. Também, é possível prevenir para que isso não se repita, diminuindo assim a possibilidade de riscos.
O registro dos dados com as lições aprendidas contém o histórico relativo às listas de atividades usadas na execução do projeto, que serão consideradas na definição das atividades do cronograma de futuros projetos e também para ajudar a estimar as horas do desenvolvimento de um molde, que é uma tarefa bem complicada devido aos vários fatores que podem influenciá-las, como produtividade dos recursos. A opinião especializada, orientada pelos registros históricos, fará com que a empresa realize seus orçamentos de maneira mais eficaz.
Para conquistar níveis elevados de agilidade, controle e qualidade são recomendáveis utilizar um plano de gerenciamento, para facilitar as atividades, tornando-se muito mais fácil, ágil e confiável, aumentando a transparência dos processos internos, bem como, melhorar a qualidade do atendimento, na prestação de serviços, aumentando o valor percebido pelo cliente.
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